Se o brasil entrasse em uma guerra nos dias atuais, poderíamos perder pela falta de patriotismo?
Uma reflexão sobre o cenário hipotético de o Brasil entrar em guerra nos dias atuais. Discutimos se a falta de patriotismo poderia influenciar negativamente no resultado e como fatores como união nacional, valores cívicos e confiança nas instituições impactariam a defesa do país.
Perdão pelo texto, me empolguei bastante na hora de escrever.
Nos períodos da primeira e segunda guerra mundial, muito da propaganda que se fazia para incentivar os jovens a se alistarem vinha de pôsteres e cartazes exaltando patriotismo e o dever cívico de defender sua pátria para dar um futuro melhor as próximas gerações. o que explicaria o por que de diversos jovens irem para as frontes de batalha na Europa guerrear voluntariamente (bastante gente era forçada a ir pra guerra também, mas uma parte era voluntaria).
mas agora no século 21, no brasil especificamente, vivemos em uma geração de telas onde podemos ver diversos vídeos sobre os horrores causados pelos conflitos armados que ocorrem na ucrânia x Rússia e Israel x palestina, os traumas que podem ser gerados por conta desses conflitos, a desromantização desse tipo de cenário ("A guerra é um massacre entre jovens que não se conhecem, para benefício de velhos que se conhecem, mas não se massacram"), etc.
convenhamos que grande parte dos brasileiros odeia o brasil, muita gente já reclama da corrupção do brasil, muita gente já reclama de que como muita coisa no governo parece não funcionar ou que como os políticos parecem não ligar pro povo, muita gente já reclama do alistamento obrigatório e evita entrar pro exercito (meu pai vivia falando que o período dele no exercito foi uma perda de tempo). não existe nenhum tipo de patriotismo ou vontade de dever cívico no brasil e eu duvido que qualquer pessoa aqui queira ser arrastado pra uma guerra.
no momento que todos os homens de 18 a 45 anos fossem arrastados pro campo de batalha lutar ate a morte para defender o governo federal mais por uma imposição do Estado do que por um “dever nobre”, seria possível que simplesmente a maioria dos brasileiros metesse o foda-se e tentasse se render fugir e fazer de tudo pra não ir pro campo de batalha? pois se esse fosse o caso, o brasil seria bastante prejudicado durante o conflito.